O que é?

“Web analytics é a medição, coleta, análise e a comunicação dos dados de internet com o propósito de compreender e otimizar o uso da web. ” (Digital Analytics Association)

São processos em que podemos:

  • Mensurar as interações entre os visitantes e suas webs sites
  • Testar hipóteses
  • Analisar dados
  • Informar
  • Efetuar mudanças ou criar novos serviços baseados nesta análise.

Por que fazer?

Informações sobre seu negócio, público, produtos e tudo relacionado ao seu segmento, são de grande importância, no mundo digital, mais ainda, todo negócio deve mensurar seus dados de site, campanhas e mais. Esse trabalho deve fazer parte e tomar um bom tempo de um gestor de e-commerce e marketing digital. Decisões tomadas com informações reais do seu negócio e pessoas que interagem com ele é bem melhor do que trabalhar com suposições.

Como fazer?

  • Ferramentas: para esse trabalho, é preciso integrar o website ou e-commerce em uma ferramenta de analytics, a mais conhecida e melhor, gratuita, é o Google Analytics (https://www.google.com/analytics/)
  • Planejamento: já falei muitas vezes, planejamento é fundamental para tudo no digital, traçar estratégias, planejar e definir passos e objetivos tem que ser feito.
  • KPI’s (indicadores de desempenho): Ter indicadores de desempenho e acompanhar faz parte do jogo, afinal preciso de parâmetros para poder analisar meus dados.
  • Métricas: Diferentes métricas devem ser avaliadas
  • Metas e funis de metas: Metas para cada indicador devem ser criadas, assim como os funis de metas devem ser acompanhados. Funis de metas são um conceito do Google Analytics, onde pode-se avaliar o desempenho de uma loja virtual. Pessoas percorrem um caminho em um site até concluir uma compra, podemos criar um “funil” de vendas associado as páginas percorridas até uma transação e com isso registrar e analisar todo o tráfego.

Funil de meta

Análise de dados é de onde sai o conhecimento necessário sobre um negócio digital, dedico boa parte do meu dia nesse trabalho, abraço.

Caio Facó – CEO Voga Digital / Diretor da ABCOMM no Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *