2Todo negócio tem um setor financeiro, ter receitas e custos na “ponta do lápis” é importante para a saúde e sucesso de um negócio. Vou falar de 6 pontos que acho importantes no financeiro de um negócio na internet.

1- Plano Financeiro

É indispensável para o sucesso de qualquer negócio de qualquer tamanho, afinal ninguém tem dinheiro sobrando e por isso não tem como entrar em um empreendimento sem saber sobre investimentos, gastos e ganhos do negócio.

Existem modelos de planos financeiros disponíveis na internet, em cursos e mais, planilhas ou sistemas de gestão são muito bons e facilita a vida.

2- Investimentos inicial e mensal

Faça um levantamento de todos os investimentos iniciais para fazer o negócio funcionar, assim também como todos os gastos e despesas que terá por mês, tanto com o negócio em tempos de construção, como já em funcionamento, até ele começar a ser autossuficiente.

Outro ponto muito deixado de lado, é o investimento em marketing digital, coisa essencial para qualquer negócio virtual.

3- Gestão de fluxo de caixa

Fazer um fluxo de caixa para saber o quanto e quando vai precisar no decorrer da vida de empresa, geralmente é usado planilhas ou sistemas específicos e levam em consideração:

  • Entradas (faturamento, aportes, empréstimos)
  • Custos fixos (aluguel, salários, fornecedores…)
  • Custos variáveis (comissões, agências de mídias…)
  • Investimentos (imobilizados, aplicações financeiras…)
  • Impostos

4- Frete Grátis

Ponto a ser considerado, é preciso avaliar as condições para essa opção, calcular custos, impactos nas margens e retorno é fundamental.

Hoje a tendência é restringir essa opção e temos 60% das compras com frete pago no Brasil.

Oferecer essa opção apenas nas modalidades de frete mais baratas, PAC por exemplo.

5- Estoques

Tem um impacto muito grande no financeiro, os estoques devem ser controlados de perto, toda a cadeia de suprimentos deve estar bem controlada e registrada, nos estoques pode ir embora boa parte ou todo seu lucro.

Saber o que comprar, a quantidade, o preço e hora é onde podemos fazer a diferença e obter lucros ou prejuízos.

6- ROI

Retorno sobre o investimento, no meu ver, a principal métrica de um e-commerce, saber o quanto investiu e o que teve de retorno com esse investimento. Essa métrica deve ser usada, mensurada mês a mês, campanha a campanha e busca por ROI.

Calculo ROI

 

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