www.vogadigital.com.br

Sempre falo sobre pesquisas para negócios virtuais, da importância e necessidade de pesquisar constantemente. Vou comentar como faço minhas pesquisas, por onde começo.

Em primeiro lugar, é bom entender que, a principal forma de pesquisas pela internet, é por palavras chave, quando vou buscar algo no Google, por exemplo, escrevo uma palavra ou frase sobre o que quero saber e os resultados vem relacionados a palavra que pesquisei, uso essas palavras também, no conteúdo da página, otimização da mesma, marketing digital e mais. Por esses motivos, palavras chave são muito importantes e essenciais em estratégias digitais, devem ser listadas, analisadas e registradas.

Faço uma lista de frases e palavras relacionadas ao produto e segmento que estou trabalhando. Vou dar um exemplo, o negócio que estou trabalhando é de roupas fitness, vou pesquisar sobre essa palavra e outras, como roupas para malhar, moda fitness, blusas de malhação e etc… Penso e pergunto como se eu fosse, as pessoas que procuram meus produtos ou serviços, como elas fazem suas buscas na internet, quais termos e nomes comum no meio.

Depois uso o Google Trends (https://trends.google.com.br) para avaliar o volume de pesquisas para essas palavras chave, assim posso saber quais palavras tem maior valor, essa ferramenta é bacana e gratuita. Existem muitas ferramentas que podem auxiliar nas pesquisas, assunto para uma postagem futura.

Faço pesquisas nos principais buscadores usando minha lista de palavras chave, busco desde as palavras mais gerais, até por tipo de produto. Os resultados dessas buscas eu analiso e registro. Esse trabalho também auxilia eu outras pesquisas, como de concorrentes.

Próximos passos, fazer pesquisas de preços, quais as principais empresas do meu ramo, quais os negócios que estão fazendo certo, quem está nas primeiras posições nos resultados de buscas. Saber quem está no jogo e o que estão fazendo e fundamental.

A quão detalhada é a pesquisa, vai depender do negócio, do nível de informações que tenho e preciso levantar, gosto de dizer, pesquisa sempre é bom, nunca é demais, quanto mais saber sobre seu negócio, melhor.

Caio Facó – CEO Voga Digita, Diretor da ABCOMM no estado do Ceará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *