Marketing digital, primeiros passos

Venho com mais uma, “por onde começo? ”. Desta vez vou falar por onde eu começo meus planos de marketing digital.

Marketing de Conteúdo: Em primeiro, vou comentar sobre marketing de conteúdo, para um melhor entendimento. Marketing de conteúdo é alcançar as pessoas que são foco dos meus produtos ou serviços, com conteúdo de qualidade, em diferentes formas e canais. Esses conteúdos têm função de despertar empatia, levar conhecimento, informações e diversão as pessoas, para atrair e reter essas pessoas e torna-las em clientes assíduos e rentáveis.

Posso explorar alguns tipos de conteúdo, semântico (informações sobre produtos, técnicos…), social (redes sociais, blogs…), visual (banners, fotos, vídeos, infográficos…) e colaborativo (postados por pessoas que consomem meu conteúdo, produtos ou serviços)

Todos os tipos de conteúdo, devem ter uma chamada para ação, deve ser assinado e nunca copiado.

Plano de marketing: Com tudo isso em mente, com os tipos de conteúdo que vou explorar, hora de criar meu plano de marketing.

Começo com uma análise da situação, setor, mercado, concorrentes diretos e indiretos, quais estratégias eles usam.

Procuro fazer uma comunicação integrada entre os canais escolhidos, essas comunicações devem andar de forma coerente nos diversos canais, mas é deferente e deve ser personalizada para cada canal.

Ciclo de vida do cliente, já comentada em outro post que fiz. Faço o plano levando a jornada do cliente da pesquisa até tirar o cartão do bolso, trabalho com estratégias e ferramentas diferente para cada etapa desse ciclo. Tenho que ter uma aquisição, conversão e retenção das pessoas clientes do meu negócio.

Campanha ciclo de vida do cliente

Campanhas: Montar as campanhas leva tempo, precisa de conhecimentos específicos, monitoramento e otimizações constantes, por isso é preciso investir em conhecimento ou em profissionais para fazer. Sempre faço meu planejamento, defino objetivos das campanhas, indicadores e acompanho isso diariamente, mais de uma vez por dia.

Criar, otimizar e manter esse ecossistema é essencial para o sucesso das vendas on-line, abraço.

Caio Facó – CEO Voga Digital, Diretor ABCOMM no Ceará

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